segunda-feira, 25 de julho de 2011

Quando eu tiver filhos...



Quando eu tiver filhos... vou colocá-lo na escola pública. Mesmo que depois eu decida pagar uma particular, mas ele terá que passar pela escola pública.
Eu lerei Harry Potter para meus filhos. Lerei Harry Potter, Eragon, Senhor dos Anéis, Crônicas de Nárnia, Coração de Tinta e muitas histórias de aventura!
Levarei meus filhos para evangelização do centro espírita que conheço.
Levarei meus filhos à praia desde cedo.
Levarei meus filhos ao zoológico, ao Jardim Botânico, ao Museu, ao Teatro Municipal, ao CCBB, à cidade.
Deixarei que eles comprem pão sozinhos com uns... bom, isso depende do amadurecimento dele e se ele souber fazer contas... mas acho que deixaria ele ir com 7 anos. Primeiro para ver... depois com mais tranquilidade.
Andarei de bicicleta com eles, mesmo que seja eu a pessoa a cair. Levarei ele para andar no gelo num shopping mais distante de casa. Deixarei que ele pergunte muito, tudo.
Não vou dizer que os bebês vem da cegonha.
Se eu chegar a contar os tradicionais contos de fadas, vamos questioná-los depois de lidos.
Vamos ver televisão e questioná-la.
Tentarei dar presentes com o mínimo de plástico possível. Quero brinquedos com mais qualidade do que mais brinquedos supérfolos. Quero brinquedos educativos também. Meu filho vai amar ganhar livros tanto quanto eu amo.
Meu filho vai brincar de fazer bolo de terra. Vai soltar pipa e rodar pião, bola de gude e taco na lada. Nem que seja comigo.
Meu filho vai visitar asilo comigo, vai ver que todos ficamos velhos e merecemos respeito.
Meu filho vai dar seus brinquedos e roupas velhas. Mas que estejam em bom estado. Trapos ninguém deve usar, nem os animais.
Meu filho terá um cachorro, quem sabe um gato, e sim, terá um peixe.
Irei à feira com meu filho no domingo. Ele terá medo dos carangueijos, mas nós dois (porque eu também tenho medo) iremos tentar colocar a mão neles para sermos mais corajosos.
Meu filho gostará da cozinha como eu gosto.
Meu filho gostará de rir, ser feliz, contar piada. Meu filho terá menos medo de dizer seus sentimentos do que eu. Faço questão de despertar a coragem de dizer que ama uma garota (ou um garoto) mesmo que o resultado seja um não com lágrimas. Mas a coragem terá validade.
Meu filho verá desenhos. Comigo. Até porque, eu adoro desenhos. Desenho da época, mas também pica - pau, Chaves e Tom e Jerry. São clássicos e foi com eles que aprendi a gostar de música clássica.
Meu filho vai aprender a tocar um instrumento... tanto faz se for violão ou oboé.
Meu filho não vai ter vergonha de dançar se tiver vontade. Meu filho conseguirá abraçar seu amigo e dizer que o ama sem medo de ser gay. E se ele for gay tudo bem. Eu amarei meu filho porque é meu filho e não porque é ou não é gay.
Teremos momento para olhar as nuvens e imaginar as coisas mais mirabolantes. Teremos um telescópio para olhar as estrelas, e teremos noite de leitura à luz do luar.
Não sei se meu filho fará inglês... pode até ser que eu o coloque num curso, mas não há necessidade de enfurná-lo em um desde os 3 anos de idade.
Vamos comemorar todas as datas legais. Meu filho vai saber cantar o hino nacional com amor, mesmo que o ritmo seja outro. Não quero meu filho parado, como um soldado cantando o hino, mas que a gente possa cantar com emoção ao ponto de sentir o corpo arrepiar, seja cantando sentado, deitado ou dançando. Meu filho vai gostar do hino à independência. Meu filho vai saber histórias do folclore brasileiro. Meu filho vai AMAR Monteiro Lobato e Pedro Bandeira e toda a série vagalume.
Meu filho não vai ser patriota ao extremo, mas vai saber que o Brasil é um país ótimo, não porque tem uma seleção maravilhosa (o que eu não acho), mas porque estamos no lugar que estamos por um motivo. Evoluir e ser homens melhores.
Meu filho vai ser um homem de bem. Meu filho vai ser meu amigo e eu serei amiga dele. Vamos ser parceiros nesse mundo e vamos nos divertir e crescer. Evoluir em conjunto é muito melhor.

2 comentários:

  1. Muito bom Professora.

    Coleção vagalume. Caraca! Foi minha porta pra leitura, mt show!

    Meus filhos também serão ensinados assim, só que ensinarei para eles também música, dança e a importância da atividade física, ensinarei eles a serem homens e mulheres de verdade, para que caso decidam o contrario, eles decidam com segurança.

    Ensinarei sobre a Bíblia, a serem tolerantes. Explicarei que o fanatismo é negativo, ensinarei principalmente "inteligencia emocional".
    enfim vai ser tudo de bom.

    ResponderExcluir
  2. Todos os pais e mães imaginam isso, descrever como será uma situação que ainda não se conhece, me parece presunção de sua parte.
    A verdade é que educar os filhos dos outros é muito fácil.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir