quinta-feira, 24 de junho de 2010

Sonhos...

(Imagem retirada do site: http://ideiasabertas.wordpress.com/)
Eu sonho.
Com o que você sonha?
Não tô dizendo só daqueles sonhos malucos nos quais você voa, desde uma cachoeira com barco, pula grande alturas, mas tô falando de sonhos que poderão se tornar real.
Quais deles você sonha?
Eu sonho.
Eu sempre sonhei. Dos mais mirabolantes aos mais simples.
Sonhar tem muita ligação com a frase que escutamos desde novos : "o que você vai ser quando crescer?"
Essa frase fala de sonhos.
Sonhos pegáveis, palpáveis... sonhos que serão reais, que poderão ser reais.
Eu já sonhei ser astronauta. Era o que eu queria quando criança... mas a matemática não me permitiu. Nunca passei das 4 operações básicas.
Eu quis ser bióloga para estudar os oceanos. Mas as algas marinhas me impediram. Tenho nojo delas.
Eu quis ser músico, mas eu já tinha que saber de música pra fazer música. Uma contradição.
Eu ainda não desisti dessse sonho. Ele só vai ser realizado com um pouco de atraso.
Eu quis ser psicólogo. Mas descobri que não tenho como cuidar dos problemas psicológicos dos outros enquanto tenho tantos problemas em mim. Não me arrependo de ter deixado esse sonho de lado. Eu só sirvo para ser psicóloga de amigos (de graça!).
Como eu cheguei onde estou? Gostar de ler me deu o primeiro pontapé.
Resolvi ser professora para fazer os outros gostarem de ler. Fui ser professora de literatura/português/redação. Mas eu me pergunto, como alguém que não gosta de gramática pode ser professora de língua portuguesa? Ela é interessante, mas apaixonante só a literatura.
Cheguei até a dar aulas... mas me encontrei mesmo foi na pedagogia.
É aqui onde meus sonhos de mudança podem se realizar, onde estão se realizando.
Quem nunca pensou em mudar o mundo?
Eu penso! É é através da pedagogia que eu vou ajudar a mudar o mundo brasileiro.
Acompanhem meu raciocínio...
Se eu der aula para uma turma de 30 alunos, eu estarei ajudando a mudar a cabeça de 30 pessoinhas. Se eu der aula para 30 professores... esses 30 estarão mudando a cabeça de 30 pessoinhas cada um.
Estarei ajudando a mudar 900 cabeças a cada turma de 30 futuros professores. Se eu der aula para 4 turmas durante o ano, estarei ajudando a mudar 3600 pessoinhas em um único ano! (isso se eu pensar pequeno)
Estudar pedagogia está sendo uma tarefa muito árdua. É dificílimo conviver com as pessoas, difícil aceitá-las, difícil me aceitar perto delas (até porque eu tenho um gênio...), aceitar as diferentes concepções de educação, suas idéias... mas eu pretendo não desistir. Não quero que seja algo corrido, pois quero estar bem estruturada para essa mudança. Mas sinto que Deus me colocou onde estou para dar um empurrãozinho na mudança. Eu e mais um monte de gente! (Não é exclusividade minha não!)
Penso que Deus tem um plano infalível pra mim (lembrando o Cebolinha). Eu tinha tudo para não estar onde estou. Teria uma vida mais divertida, mais recompensadora financeiramente e sentimentalmente se não estivesse na faculdade. Eu tinha as portas da dança de salão escancaradas pra mim. E resolvi fazer vestibular por fazer, sempre pedindo a Deus uma direção pra mim... algo em que eu pudesse contribuir. E eu passei pra Pedagogia sem estudar, sem nada (diferente da primeira vez que tentei vestibular e não passei mesmo tendo estudado muito).
Meu futuro está na educação. Eu preciso fazer parte dessa mudança; eu posso ser mola propulsora dessa mudança no mundo. Eu não quero ser um Paulo Freire, um Freinet, uma Montessouri, uma Emília Ferreiro, um Henri Wallon, um Pestallozzi, um Comenius... eles são meus ídolos. Mas se eu puder ser alguém que se inspira neles e tenta fazer a mudança... já estará bom.

Eu tenho os sonhos extras, é claro. Como uma alma sensível que sou... eu sou poeta. Então, é claro que eu sonho estar nos livros de literatura (daqui uns 100 anos), gostaria que meus versos fossem recitados pelos amantes... como Chico Buarque diz "Futuros amantes, quiçá se amarão sem saber com o amor que eu um dia deixei pra você ". Quem sabe os amantes utilizarão minhas palavras pra amar, não é?

São meus sonhos... e eu quero realizá-los todos.

3 comentários:

  1. NA VERDADE TEMOS QUE SABER OS Q PODEMOS E NAO PODEMOS REALIZAR

    ResponderExcluir
  2. Por enquanto coloquei só os que eu posso realizar. Se eu colocar os que eu não posso... ui... teriam umas coisas loucas!

    ResponderExcluir