sábado, 20 de setembro de 2008

Observações do Shopping...

E eu nada tinha pra fazer.
Melhor olhar os rostos, os comportamentos,
as pessoas que não esperam ser observadas.
Nesse interim,
uma criança dança sozinha
em frente a vitrine, louca pelo brinquedo
que dança tanto quanto ela.
Eu queria ser aquela criança,
sem medo de ser julgada louca,
maluca, pirada,
aquela criança era só feliz!
E ninguém quer ser observado.
Quantas caras feias ao me ver:
"que que tá me olhando?"
"essa garota tá perdida?"
"porque ela tá parada aqui faz 30 minutos?"
Todos se perguntam porque eu estava ali,
parada, sentada, num banco, olhando.
Olhando? Sim, eu estava só olhando
e pensando, pensando muito.
Parar no shopping para olhar as pessoas
é constatar que estamos num mundo:
escova - descolorante - mc lanche - casa bahia.
Hoje nós não somos mais seres humanos,
somos somente consumidores
de um mundo desenfreado
que vende tudo
até seus orgãos vitais!

Mas eu não estou a venda!
E sinto que estou mais para aquela
criança doidinha
dançando em frente a vitrine,
preocupada só em ser feliz,
e foi.

4 comentários:

  1. Falta no mundo pessoas como você, que não preocupam-se apenas em consumir, em produzir, em querer mais e cada vez mais, mas sim, querer ser feliz.

    Parece tão simples né, mas não é.

    Belo Post!

    http://comideiaseideais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. eu tenho essa mania tambem...
    mas faço isso no onibus...
    faz um tempo que nao ando mais, mas......
    eu sempre adoro fazer isso, ver as pessoas.. e pensar...

    o ruim.... é que ninguem esta livre, mais livre que uma criança...

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Grande coisa. Só gente mto fresca se incomoda em observar e ser observado. Essa mania de não querer ser ridículo é q deixa as pessoas mais ridículas, se comportando como gado, ou robôs, todos em manadas, tudo padronizado.

    E essa coisa de se achar diferente por causa de pouca bosta, feito dançar num shopping, tbm não fica mto atrás.

    ResponderExcluir
  4. Também adoro sair um pouquinho do centro de minha vida para apenas assistir aos passantes... experiência que rende frutos para conversas, reflexões e ótimos posts como este!

    ResponderExcluir