segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Aprender a ser sozinho...

E se todos os contos de fadas forem uma mentira?
Se não existir o beijo final?
Se não tiver namoro?
nem noivado, nem casamento?
E se for pra eu ser sozinho?
Se os finais felizes dos filmes forem sofismas?
O que eu farei de mim?
Se eu não tiver um braço pra me acolher de noite?
Se eu não tiver com quem conversar?
Se ninguém quiser afagar os meus cabelos
ou escutar as minhas lamentações?
Se o meu corpo não for desejável pra ninguém?
Se ninguém quiser me fazer mulher,
no sentido bruto da palavra?
Se não houver núpcias, bodas de prata,
bodas de ouro ou aniversário de casamento?
Se não houver casamento?!!
Nem junção de corpos e junção de escovas de dentes?
Se a minha cama for sempre de solteiro?
Se eu nunca puder comprar algo pra casal?
Se eu tiver que ir ao cinema sozinha,
consertar a pia ou trocar o gás?
Se os filhos não vierem, nem os netos?
Se não houver traição, não houver briga de casal?
E se eu nunca tiver uma companhia?
É melhor eu começar a treinar.
Acostumar-me com a minha cama,
com os meus lençóis curtos,
com o meu próprio reflexo no espelho.
Só o meu reflexo.
Eu tenho que me acostumar comigo...
Terei que me contentar com os desconhecidos
no cinema, eles serão a minha companhia...
Terei de me conformar com os filhos dos outros,
com os netos dos amigos...
com a barulhada dos filhos dos vizinhos...
Terei que aprender tantas coisas...
A minha felicidade não depende de um homem
pra me acalentar, me acompanhar...
A minha felicidade está comigo.
E quando eu chegar aos 90 anos,
sozinha, sentada na varanda...
achando que ninguém está comigo...
Deus me abraçará e dirá:
Você nunca esteve sozinha,
Eu sempre estive aqui ao seu lado...

E eu morreirei nos braços de Deus,
sem braços materiais pra me amparar...
Feliz por saber que alguém esteve comigoverdadeiramente...
Só na velhice saberei dar valor à Ele,
só com a visão carcomida,
com os dedos atrofiados,
com o despreso dos mais moços...
Só com o abandono eu saberei
que nunca fui abandonada.

*****************************
Inspirações... inspirações...

2 comentários:

  1. bonzinho...
    bem escrito... gera a expectativa pra algum final das perguntas/condicional..
    mas quebra a expectativa sendo meio trágica...
    vou mandar pra uma amiga que vai virar freira.

    Parabéns,
    Se cuida.

    ResponderExcluir
  2. Achei que o final não combinou com o caminho da poesia, é um poema muito tocante.

    ResponderExcluir