quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

Eu não sou muito de escrever sobre política ou sobre políticos, mas dessa vez eu não agüentei.



O dia 1º ou da Posse ou da Palavra (tanto faz) - 01/01/2007

Hoje é o primeiro dia do ano novo, o presidente Lula e os governadores já tomaram posse de seus cargos em comemorações e discursos solenes. Esperamos que as promessas sejam cumpridas, que os governantes não esqueçam o povo e que nenhum político dobre o seu salário nem tente aumentá-lo em 90%.
Mas não é exatamente sobre a posse dos eleitos que eu vim falar. Estava eu assistindo à posse do governador eleito, Sergio Cabral (até porque estava na casa de uma amiga, estava chovendo e lá não tinha TV a cabo... já viu né? Não tinha nada melhor pra se fazer), meio distraída, com as palavras entrando por um ouvido e saindo pelo outro, quando uma das palavras dita por Sergio Cabral chamou minha atenção. De repente a palavra, "facínora" fez eco na sala. Ual! Foi a minha expressão de surpresa, Facínora? Que isso? Que palavra é essa?Ele vasculhou (ou melhor, a pessoa que preparou o discurso pra ele) o dicionário na última semana, não é? Depois da minha estupefação (eu também vasculho o dicionário), fui ao pai dos burros – mais conhecido como dicionário – procurar a bendita palavra. "Facínora – s.m. Criminoso, bandido, cangaceiro". Ah! Agora sim, deciframos o implícito significado desta palavra.
Mas o mais engraçado de tudo isso é que Sergio Cabral não foi o único a usar facínora em seu discurso de posse. O presidente Lula também aderiu à palavra. Algo realmente interessante, dois candidatos eleitos utilizam a mesma palavra difícil em seus discursos. O que eu não sei e gostaria muito é saber: 1) Os assessores (ss? c?) de imprensa deles dois é a mesma pessoa? 2)Como Sergio Cabral falou primeiro, Lula achou essa palavra muito boa e resolveu utilizá-la também? 3) Foi coincidência? (O que eu não acredito).
É... Ano Novo... Vida Nova... Palavra Nova... Provavelmente, uma das coisas que estão na lista de Lula para se realizar em 2007, é utilizar palavras novas. Bom, pelo menos, essa promessa ele já cumpriu.



Eu gostei tanto da palavra facínora que estou usando o tempo todo. "Todos esses facínoras!" Eta palavrinha porreta! Boa pra dizer não acham? Espero que todos nós possamos ampliar o nosso vocabulário nesse ano novo!

Beijos pra todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário