terça-feira, 9 de janeiro de 2007

Zouk - A dança da sensualidade!

(imagem do site: http://www.afromix.org/html/musique/artistes/zouk_story/index.fr.html)

A palavra de hoje é ZOUK. Não sei se você sabe o que é isso, se não sabe eu te explico e se você já sabe, vê se estou correta. Pelo que eu lí na internet é uma dança de origem caribenha e se assemelha à lambada, mas não é igual. O que eu posso te dizer da miha experiência de aluna super iniciante é que é uma dança super sensual ou como gosto de dizer (às vezes) "dançar zouk é fazer sexo na pista". É muito gosto dançá-la, principalmente com um cavalheiro que saiba conduzir uma dama iniciante como eu (que não sabe dançar direito e erra toda hora).

Mas o que me incomoda é essa sensualidade toda, a proximidade. Pra mim, proximidade era considerada fator de intimidade, mas no zouk não é. É complicado dançar tão colado, com as pernas tão juntas, eu não estou acostumada a dançar assim! Principalmente quando o cavalheiro não é nada meu, nem meu amigo (porque não deu tempo), só meu professor. E seu eu o achar atraente? (o que é verdade) Eu não posso me aproveitar? Mas eu não quero me "aproveitar" para não acabar me apaixonando (o que é algo relativamente facil. Me dá atenção pra você ver!). Como eu posso manter a naturalidade quando na dança as pernas dele encontam em minha parte íntima ( não que eu esteja reclamando....)? Eu sinto. Eu não consigo me soltar, me sinto presa, travada, envergonhada. (Pra mim é muuuuuuiiito bom dançar com ele, mas será que pra ele é bom dançar comigo? Ele é professor e tem que dançar com todo mundo mesmo não gostando) Quando tento sensualizar o movimento eu me sinto ridícula.
Não vou negar que um namorado que dançasse zouk (e as outras danças) resolveria o meu problema imediato. Sei que, certamente, a maioria de vocês vai pensar que todo esse meu pensamento sobre o zouk se deve ao fato da minha enooooooorme carência afetiva, falta de namorado, ficante ou qualquer outra denominação e que eu sou solteirona (eu não discordo de você, principalmente na última parte. Eu confesso. Tô solteira faz teeeeeeeempo).
Eu queria poder dançar com naturalidade, com sensualidade (que a sensualidade fosse algo natural em mim), como se eu estivesse realmente fazendo sexo na pista e sem medo. Mas eu ainda não sou capaz de fazer isso, eu não me sinto a vontade comigo mesma e com o cavalheiro para dançar de tal forma. É uma questão de entrega. No forró eu me entrego, danço com total liberdade, eu me sinto maravilhosa no forró. No forró não há tanta sensualidade, ou pelo menos não explicitamente. Mas no zouk....

Pra provar que eu não estou exagerando, veja esse vídeo de um casal dançando zouk:

http://www.youtube.com/watch?v=_rFKIA3U0PU

Um grande abraço e um dia estarei dançando assim também!!!

Estou indo viajar (é outra vez!) e só volto na segunda feira!! Vou para Grussaí!! Vai ter piscina!!!! Oba!!! Vou voltar vermelha!! (quem mandou nascer branca?)


8 comentários:

  1. Oie Carla =)
    Eu estava procurando alguma coisa sobre zouk e pessoas que gostam de dançar esse ritmo no google e acabei achando seu blog rs
    Achei muito interessante tudo o que vc escreveu...eu sempre vejo videos de zouk e tal...eu acho essa dança simplesmente maravilhosa. Eu faço dança de salão faz uns 6 meses, então eu ainda posso me considerar bem iniciante tbm rs...e o ritmo que eu mais gosto de dançar nas aulas é o zouk! Nossa, eu fico muito feliz rs...me faz tão bem dançar zouk...alias, a dança em si faz bem né...gosto muito de forró tbm, fico ansiosa pra aprender novos passos rs. É bom d+ ^^
    O zouk realmente é uma dança muito sensual...mas eu acho que aos poucos vc vai se soltando sabe, vc começa a sentir de verdade a música e se entrega...vc vai ver, não demora muito e vc já vai estar dançando naturalmente!
    Bom, eu vou deixar meu msn...caso vc queira conversar fique a vontade =D
    bru_fcardoso@hotmail.com

    Fique na paz ^^
    beeijos

    ResponderExcluir
  2. Vou te dar um conselho ^^
    Faço zouk à uns 5 mêses e bom estou me aperfeisoando mas no ínicio é assim msm vai se achar rídicula, sou cavalheiro e gostoh de dançar com iniciantes, provavelmente o seu professor gostah de dançar com vc naum se acanha, zouk é assim msm naum se sintah ridíclah pq fez um mouvimento mais sensual pois cavalheiroa adoram issu...
    Lembre-se naum existe damah q naum sabem dança existem cavalheiros que nnão sabem consuzir. ^^
    boa sorte ai naum se sintah ridícula quando vc dança zouk vc fikah lindah do modo quer for ..
    apro veita e me add no msn ^^
    indigena_boladao@hotmail.com
    beijoss !!

    ResponderExcluir
  3. Mto engraçado o seu depoimento e a sua definição sobre o zouck, achei um pouco exagerado qto fazer sexo na pista, ñ vejo desta forma realmente é uma dança mto sensual, mas qdo estou dançando (e olha q para mim como cavalheiro é complicado pq tbm sou iniciante), procuro viajar e as vezes o q estraga a viagem a curtição é o fato de ñ saber fazer mtos passos, e os poucos q sei nunca vem à mente qdo estou dançando, ainda mais qdo danço com alguém mesmo q conhecida ñ se entrega começo a pensar q a pessoa ñ está gostando, ou q ñ gosta de mim, ou está com receio de me encostar e se a pessoa ñ se entrega ñ consigo dançar e conduzir bem. adoro dançar q as vezes tbm me sinto um pouco ridículo dependendo do movimento e se erro então quero q o mundo abra um buraco para eu sumir, o q posso te falar é o temos q procurar dançar mais em bailes e até mesmo observar pessoas q dançam a mais tempo para podermos ver como fazem e q podemos tbm fazer, mas uma coisa eu posso te falar dançar zouck é mto bom e ñ vejo o pessoal se aproveitando se para a menina é complicado para nós homens tbm ñ é fácil todo esse contato, mas como é para dançar procuro ñ ficar tão ancanado deixo um gde bjo para vc e o meu msn para se quiser conver mais sobre o assunto é só add bomfimprof@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oiee tenho anos + já sou professora de zouk.
    O melhor conselho que existe é esse...
    Não importa que danca é, pode ser ballet, jazz, ou zouk mas oque realmente importa é vc fazer com o seu coracão, porque dancar é o dom que Deus deu para quem nao sabe voar entao dance com o coracao de o melhor de vc sempre para dancar MELHOR do que a mulher desse video.
    BEIJOCASSS

    ResponderExcluir
  5. ZOUK UMA PAIXÃO LOUCA...

    SÓ DE ESCUTAR AS PRIMEIRAS BATIDAS DE UM ZOUK MEU CORAÇÃO ENTRA NO RITMO...

    MEU CORPO FICA SEM CONTROLE...

    MINHA ALMA FLUTUA...

    PERCO TOTALMENTE O CONTROLE SOBRE MIM...

    NÃO SEI EXPLICAR PORQUE TUDO ISSO, SÓ SEI QUE É UM SENTIMENTO TÃO FORTE QUE NÃO TEM CONTROLE...

    SÓ QUEM AMA O ZOUK PODE ME ENTENDER E SABER EXATAMENTE COMO EU ME SINTO AO ESCUTAR AS BATIDAS DE UM ZOUK...

    PRINCIPALMENTE DE UM ZOUK LOVE...

    DANÇA DE SALÃO ( PERSONAL DANCER ) MARCUS BERTOCHI
    ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS COM MONITORES DE DANÇA DE SALÃO
    TELEFONES P/ CONTATO: RADIO- ID 44*6259 NEXTEL ( 013 ) 8122 - 6465 TIM

    http://www.facebook.com/marcus.bertochi

    ResponderExcluir
  6. zouk,,,bom estilo musical.
    Eu Faco zouk mais o imprecionante eque nao sei dancar e gostava de aprendeer

    ResponderExcluir
  7. zouk,,,bom estilo musical.
    Eu Faco zouk mais o imprecionante eque nao sei dancar e gostava de aprendeer

    ResponderExcluir
  8. Nossa gratidão! CONCORDO PLENAMENTE! Gratidão por não te medo de expor tua opinião! Assino embaixo! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

    ResponderExcluir